terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oficinas de Arte na Praia

Nos dias 10 e 11 de fevereiro o Projeto Casa das Artes 2012 esteve em Balneário Gaivota. Entre as ações do projeto foram realizadas oficinas de diversas linguagens artísticas. Confira fotos e depoimentos abaixo:

Oficina de Desenho:

"Pude notar que o Desenho em si, causa certa timidez em adultos por acharem que não sabem desenhar. Houve no entanto um procura grande por parte das crianças em aprender a desenhar, fazer tatuagens de lápis aquarela e observar os desenhos apresentados. Através das crianças, os adultos perderam a timidez, de aproximando, perguntando, fazendo desenhos e até mesmo entrando na brincadeira das tatuagens.
Foi uma oficina produtiva para ambas as partes." Daniela Pasa – 11/02/2012

"A oficina de desenho proporcionou uma interação satisfatória entre os acadêmicos da Casa das Artes e o público, em especial com as crianças. Os participantes se mostraram envolvidos, participativos e interessados em desenvolver trabalhos onde pudessem se expressar através da linguagem do estêncil." Patrick Vicente de Matos


Oficina de Gravura em Metal:

"Hoje foi um dia muito produtivo e prazeroso. As crianças demonstraram interesse sobre a linguagem da gravura fazendo perguntas e tirando dúvidas. Os adultos ficaram de olhos atentos e mostravam-se interessados em conhecer o processo e o resultado dos trabalhos.
Ao final das oficinas, as crianças puderam levar de lembrança as gravuras feitas por elas. "Aline Arend 11/02/2012

Oficina de Xilogravura:
"Começando em Balneário Gaivotas, onde, juntamente com minha colega/amiga Rosele Bevilaqua ministramos durante dois dias uma oficina de Xilogravura na qual primeiramente fazíamos uma breve apresentação histórica desta técnica pontuando fatos como sua origem, utilização, decadência, ápice e citando alguns artistas brasileiros e o grupo de Bagé que em seguida tornou-se o Grupo da Gravura de Porto Alegre. Após esta apresentação histórica discorríamos um pouco sobre a técnica em si, primeiramente sobre alguns pontos importantes ao pensar e elaborar um projeto para xilo, pensar em questões como o espelhamento da imagem, as dificuldades em “desenhar” com uma goiva e não com um lápis, a questão do auto-contraste e a utilização dos cinzas, o aproveitamento do espaço da matriz e dificuldades na impressão de grandes áreas escuras...em seguida partíamos para a parte pratica, rabiscar o projeto, passar para matriz negra com o carbono branco, e finalmente testar as goivas e começar a talhar.
Após a matriz escavada e pronta para imprimir explicávamos como abrir a tinta no vidro, ressaltávamos a questão do excesso de tinta e “entupimento” da matriz, a utilização da colher de pau para imprimir e após todo este processo concluído ensinávamos como assinar a tiragem e conversávamos um pouco sobre a questão da reprodutibilidade desta técnica e falando um pouco mais sobre as técnicas posteriores e suas principais características.
Tratando especificamente da prática nesta oficina acredito ter sido de grande valia, pois, como primeira experiência podemos, a partir desta, pensar inúmeras questões a serem modificadas e repensadas para as próximas, questões de estrutura, materiais, a diferença entre o público adulto e as crianças e jovens, com o que e o que podemos complementar..." Gustavo Freitas 14/02/2012

"Com certeza foi uma experiência muito gratificante, pois sentir o interesse de uma criança por uma linguagem que nunca tinha visto e como desenvolveu essa linguagem em seu trabalho foi uma surpresa. Portanto tenho a certeza de que a oficina foi mais do que válida e pode ser executada por mais vezes no projeto." Rosele Seffrin

Oficina de cerâmica:
"A experiência foi muito interessante pelo fato das pessoas se interessarem pela linguagem da cerâmica, incitando sua criatividade através do aprendizado de uma técnica simples." Daniela Claudia Scaravonatto e Aline Arend.


Oficina de Pintura:

"Durante a oficina de pintura, buscamos primeiramente destacar alguns marcos no decorrer da história, tendo como auxílio livros com imagens de obras e artistas consagrados ao longo dos períodos. Essa etapa ocorreu através de uma conversa informal em que as pessoas que participavam contribuíam com suas experiências e conhecimentos do assunto discutido.
Em seguida sugerimos que realizassem um trabalho plástico, primeiramente um projeto em folha de oficio mesmo, e que depois foi passado para a tela preparada já de tamanho A4, as tintas foi deixado livre a escolha podendo ser acrílica ou guache, e a criação também sendo figurativa, abstrata ou geométrica.
Podemos destacar a participação de muitas crianças em nossa oficina sendo que alguns chegaram a realizar mais de um trabalho, tornando-se gratificante nosso trabalho. Deixamos exposto por algum tempo todos esses trabalhos e depois cada um levou para casa o seu." Jonara Eckhardt




Balneário Gaivota - SC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário