terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SILVEIRA MARTINS - RS

Após a experiência na PROFITECS, que deu origem ao projeto “Casa das Artes” o primeiro destino do grupo foi a cidade de Silveira Martins/RS, nos dias 19 e 20 de novembro de 2011, esse local foi escolhido a partir de contatos com alunos da UDESSM (campus da UFSM em Silveira Martins), que presenciaram o primeiro evento na PROFITECS. Em Silveira Martins a “Casa das Artes” foi instalada na Praça Garibaldi, onde os alunos acomodaram-se em diferentes pontos, com mesas, cadeiras e ferramentas especificas para a execução de seus trabalho. Nesta ocasião foram produzidos desenhos, pinturas, gravuras em metal, xilogravuras, cerâmicas, esculturas e fotografias, alem da exposição de trabalhos destes alunos, que para istoutilizaram varais e prateleiras, além das árvores e de outros elementos físicos da praça.


Enquanto os alunos trabalhavam na produção das obras a comunidade local pôde apreciar o desenvolvimento do trabalho e não só estes, além dos moradores locais estiveram presentes duas excursões universitárias, uma da cidade de IJUÌ/RS e outra do estado de Santa Catarina, que vizitavam a cidade a estudos e que também interagiram com o grupo, este que passou informações sobre o curso e sobre os trabalhos que estavam sendo realizados.
O projeto contou com duas participações especiais: a acadêmica formada no curso de História, também pela UFSM e que hoje cursa Artes Visuais nesta mesma instituição, Carim Dahmer, que apresentou para o grupo e para a comunidade, a história da cidade, sua imigração e etnia, e o violonista e aluno do curso de Música,também da UFSM, Daniel Fabris, que em um estabelecimento local apresentou-se para o grupo e para a comunidade tendo em seu repertório composições de Heitor Villa Lobos e Piazzola entre outros.
No dia 19/11/2011, sábado, o grupo instalou-se na Praça Garibaldi das 9 horas ás 21 horas, e posteriormente a maioria dos participantes passou a noite em uma república onde a integração e o debate de idéias foram os pontos principais.
No domingo, dia 20/11/2011, a “Casa das Artes” permaneceu na praça das 9 horas ás 15 horas, após esse período o grupo fez um passeio turístico pela cidade.
O projeto “casa das Artes” na cidade de Silveira Martins teve saldo positivo, alcançando os objetivos esperados, obtendo uma maior divulgação para o curso de Artes Visuais/UFSM.
Abertos á aprendizagem, os acadêmicos, mesmo que superficialmente, conheceram e refletiram sobre o contexto social e histórico daquela comunidade, e da mesma maneira a comunidade também pode conhecer um pouco do “contexto artístico/diário” dos artistas em seu processo criativo. Também de grande valia para o grupo foi a experiência de se adaptar ao espaço, improvisando da melhor maneira possível um espaço para trabalhar e exporem seus trabalhos
“Casa das artes”, para o grupo, quer dizer “aprender”, um espaço aberto onde a atitude de criar e conviver está sempre em processo. Onde a arte serve de instrumento de comunicação e de integração entre os membros do grupo e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário